O mais importante é começar.
- Crie o hábito de colocar as coisas no lugar certo, e convença todos que moram na casa a fazerem o mesmo. Assim você evita o acúmulo de “bagunça diária” e tem mais chances de manter o ambiente organizado. Arrumar tem que fazer parte da rotina.
- Listas de compras são boas maneiras de evitar gastos desnecessários e não esquecer do essencial. Faça uma lista grande, com espaços para compras de alimentos, roupas, roupas de cama, etc. O ideal é ir preenchendo a lista por no mínimo uma semana, assim as chances de esquecer de colocar algo são menores. Só vá às compras quando tiver certeza sobre o que tem que ser comprado.
- Organização só é importante por causa da economia de tempo. Tente pagar contas e outras despesas através da internet, isso economiza uma ida ao banco e muitas filas. Uma boa opção é colocar os gastos mensais (água, energia elétrica, gás, telefone, celular…) em débito automático.
- Evite acúmulo de papéis, isso evita o risco de perder documentos importantes e de guardar coisas sem importância. Assim que pegar um papel, decida o que fazer com ele: passar adiante, arquivar, jogar fora, responder…
- Crie pastas. Isso parece uma dica arcaica, mas ajuda muito. Uma simples pasta com algumas divisórias para assuntos de casa, do trabalho, etc, pode facilitar muito o dia a dia. Sempre que for colocar algo na pasta, dê uma rápida olhada para verificar se tem algo ali que já possa ser descartado.
- Tudo o que não for usado ao menos duas vezes por semana deve ficar em gavetas ou armários. Isso garante que superfícies de trabalho, como mesas e balcões, estejam sempre livres de objetos desnecessários.
- Uma boa estratégia para aproveitar melhor o tempo é deixar algo sendo feito enquanto faz outras coisas. Por exemplo, enquanto a máquina lava as roupas, passe as que já estão secas e guarde. Enquanto a cafeteira coa o café, arrume os talheres ou faça a lista de compras. A maioria das pessoas já faz isso sem perceber durante o dia, mas sempre dá pra aproveitar melhor o tempo.
- Se moram muitas pessoas na sua casa, é proporcionalmente mais difícil manter a organização. Uma boa ideia é fazer um “cesto da bagunça”: use um cesto para recolher tudo que estiver fora do lugar em um cômodo, e depois coloque cada coisa no seu devido lugar. Isso facilita já que dá pra andar por toda casa e dividir as tarefas. Mas é importante fazer isto diariamente, ou o cesto vai transbordar e a bagunça continua lá.
- Essa é simples: se algo tem poeira demais em cima, é porque ninguém usa. Jogue fora.
- Dê uma função para tudo. Mesmo objetos decorativos podem ter outros usos se você usar a criatividade. Quanto mais corrido for seu dia a dia, mais você deve evitar objetos que apenas ocupam espaço e não tem nenhuma função prática.
Agora mãos a obra, aproveita pra montar seu LOOK BOOK... e facilite sua vida. "Papa Goy'aba Lounge" você encontra profissionais para isso.
XOXO