19 novembro 2012

Papa Dicas: 10 dicas simples de Organização






O mais importante é começar.
  1. Crie o hábito de colocar as coisas no lugar certo, e convença todos que moram na casa a fazerem o mesmo. Assim você evita o acúmulo de “bagunça diária” e tem mais chances de manter o ambiente organizado. Arrumar tem que fazer parte da rotina.
  2. Listas de compras são boas maneiras de evitar gastos desnecessários e não esquecer do essencial. Faça uma lista grande, com espaços para compras de alimentos, roupas, roupas de cama, etc. O ideal é ir preenchendo a lista por no mínimo uma semana, assim as chances de esquecer de colocar algo são menores. Só vá às compras quando tiver certeza sobre o que tem que ser comprado.
  3. Organização só é importante por causa da economia de tempo. Tente pagar contas e outras despesas através da internet, isso economiza uma ida ao banco e muitas filas. Uma boa opção é colocar os gastos mensais (água, energia elétrica, gás, telefone, celular…) em débito automático.
  4. Evite acúmulo de papéis, isso evita o risco de perder documentos importantes e de guardar coisas sem importância. Assim que pegar um papel, decida o que fazer com ele: passar adiante, arquivar, jogar fora, responder…
  5. Crie pastas. Isso parece uma dica arcaica, mas ajuda muito. Uma simples pasta com algumas divisórias para assuntos de casa, do trabalho, etc, pode facilitar muito o dia a dia. Sempre que for colocar algo na pasta, dê uma rápida olhada para verificar se tem algo ali que já possa ser descartado.
  6. Tudo o que não for usado ao menos duas vezes por semana deve ficar em gavetas ou armários. Isso garante que superfícies de trabalho, como mesas e balcões, estejam sempre livres de objetos desnecessários.
  7. Uma boa estratégia para aproveitar melhor o tempo é deixar algo sendo feito enquanto faz outras coisas. Por exemplo, enquanto a máquina lava as roupas, passe as que já estão secas e guarde. Enquanto a cafeteira coa o café, arrume os talheres ou faça a lista de compras. A maioria das pessoas já faz isso sem perceber durante o dia, mas sempre dá pra aproveitar melhor o tempo.
  8. Se moram muitas pessoas na sua casa, é proporcionalmente mais difícil manter a organização. Uma boa ideia é fazer um “cesto da bagunça”: use um cesto para recolher tudo que estiver fora do lugar em um cômodo, e depois coloque cada coisa no seu devido lugar. Isso facilita já que dá pra andar por toda casa e dividir as tarefas. Mas é importante fazer isto diariamente, ou o cesto vai transbordar e a bagunça continua lá.
  9. Essa é simples: se algo tem poeira demais em cima, é porque ninguém usa. Jogue fora.
  10. Dê uma função para tudo. Mesmo objetos decorativos podem ter outros usos se você usar a criatividade. Quanto mais corrido for seu dia a dia, mais você deve evitar objetos que apenas ocupam espaço e não tem nenhuma função prática.
          Agora mãos a obra, aproveita pra montar seu LOOK BOOK... e facilite sua vida. "Papa Goy'aba Lounge" você encontra profissionais para isso.

          XOXO